Quando se fala em Chatbots e Inteligência Artificial apesar de ambas tecnologias serem bastante usadas nas empresas é comum que ocorram algumas dúvidas.
Vamos lá? Para esclarecermos essa e outros dúvidas relacionadas ao Chatbot e a Inteligência Artificial, vamos falar sobre essas incríveis ferramentas tecnológicas ao longo deste post. Quer saber mais sobre o assunto? Continue na página e acabe com suas dúvidas.
O que são Chatbots?
É um software que tem por objetivo automatizar tarefas e entregar uma comunicação mais rápida e assertiva. É bastante usado em canais de atendimento online, capaz de interagir com as pessoas por meio de chats. Isso pode acontecer por meio de aplicativos de mensagens ou então pelo canal de atendimento direto do site da empresa.
Tem alguns bots que são programados para auxiliar em pedidos de pizzas ou lanches, acompanhar pedidos, encaminhar pedidos de 2ª via de faturas. Vale lembrar que o Chatbot não substitui o atendimento realizado por pessoas reais. O bot, serve com um complemento no atendimento para otimizar o relacionamento de empresas com clientes.
Abaixo iremos citar, algumas empresas bastante conhecidas que utilizam o Chatbot em seu atendimento online:
Uber
Casas Bahia
Burger King
Coca-Cola
Banco Itaú
O que é a Inteligência Artificial?
A inteligência artificial (IA) é a capacidade que uma máquina para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade. Ela agrupa várias tecnologias, como: algoritmos, sistema de aprendizado, redes neurais artificias, entre outras tecnologias que tem capacidade de simular ações humanas ligada à inteligência.
Muitas pessoas, costumam ligar o termo à filmes de ficção científica. Ou seja, a algo muito fora da nossa realidade. Mas é aí, que se enganam a IA está mais presente no cotidiano, do que se imagina. Isso mesmo. Afinal, ela pode ser aplicada em diversas áreas.
Abaixo iremos citar, alguns exemplos:
Netflix e Spotify: Utilizam a Inteligência Virtual para entender os gostos de seus usuários, e assim conseguem fazer as melhores escolhas para recomendações.
Google Maps e Waze: Tem grande capacidade de reunir dados de diversos lugares e definir as melhores rotas, fazendo com que o usuário ganhe tempo no seu percurso e evite enfrentar trânsitos.
Reconhecimento Facial: é um recurso bastante utilizado por vários dispositivos de segurança, personalização e comodidade. Um exemplo são os usuários de iPhone, que conta com o mecanismo de segurança Face ID.
Assistentes Virtuais: Google Assistant (Ok Google), Alexa da Amazon, Siri da Apple, Lu da Magalu, entre outros...
O que podemos concluir?
Chatbot não é Inteligência Artificial. Ele pode ser implementado utilizando algoritmos ou serviços de IA, mas é importante não torná-los sinônimos! Qualquer mal-entendido em um simples conceito relacionado a eles, podem acabar gerando problemas na implementação de um projeto.
Empresas e marcas que investem na inovação tecnológica, ficam passos à frente de seus concorrentes. Ao unir novas práticas e AI em seus procedimentos, elas alcançam melhores resultados, unindo a inteligência de sua equipe com a Inteligência Artificial.
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