É por meio da comunicação interna clara e eficiente, tanto dentro como fora da empresa, que o alinhamento de valores ocorre e o fortalecimento da marca acontece. Enquanto o Inbound Marketing procura atrair o consumidor por meio de conteúdos relevantes, o Outbound Marketing é o inverso, a partir de um público alvo a comunicação é realizada de maneira ativa e direta com ofertas ou exposição da marca em direção ao cliente.
Por isso, ter um bom conhecimento sobre essas duas estratégias de Marketing e saber como usá-las corretamente de forma inteligente pode trazer ótimos resultados positivos e alavancar o seu negócio.
O que é Inbound Marketing?
É necessário entender que o Inbound é o marketing de atração. Ao contrário de estratégias mais tradicionais, o Inbound estratégias digitais e da ideia da jornada do consumidor para atrair leads para o funil de vendas, visando sempre chamar a atenção do consumidor para que ele venha até você.
Por exemplo, quando você faz uma postagem nas redes sociais, ela pode ser vista por alguém que gosta do produto, mas não necessariamente estava buscando o tipo de produto que você está oferecendo.
Alguns benefícios do Inbound Marketing?
Aumento no alcance e a visibilidade do seu negócio: Não importa o porte da sua empresa, se souber utilizar essa estratégia de marketing, sua empresa será visualizada por pessoas que realmente se interessa no assunto referido.
Geração de tráfego e leads qualificados: A geração de tráfego e a obtenção de leads é essencial para o aumento das vendas. 70% dos vendedores contam com algumas plataformas digitais para fazer negócios, usando bastante estratégias de Inbound para gerar mais leads.
Diminuição de custos: Entre vários benefícios do Inbound, tem a redução de custos e a otimização de orçamento. O melhor é que essa redução dos custos não faz o negócio sofrer com a perda de qualidade ou a diminuição de resultados. Pelo contrário, é apenas um investimento mais eficiente.
Etapas do Inbound Marketing?
Atrair: Através dos conteúdos para um determinado público, você se conecta com o leitor e desperta a curiosidade. Seja o mais direto possível na hora de criar um conteúdo, você deve mostrar como seu serviço é solução perfeita para o cliente.
Converter: Agora que a 1ª etapa foi concluída, é hora de transformar em leads, os visitantes que vieram através do seu conteúdo. Algumas táticas devem ser utilizadas, como o uso de CTAs, inseridos de forma natural no texto.
Ou seja, coloque pequenas chamadas como, “Confira a seguir”, “Assine já”, “Realize um orçamento já”, para levar o visitante a continuar a leitura.
Fechar: Depois de atraí-los e converte-los, é a hora de efetivar um lead em cliente. Esses leads devem ser nutridos, a fim de mostrar o problema que ele, você pode ajudar resolvê-lo.
Encantar o cliente: Quando o assunto é encantar, concentre-se em ações de sucesso do cliente. Assim você poderá transformar esse lead em um promotor da sua marca e, quem sabe, fazê-lo comprar novamente no futuro.
O que é Outbound Marketing?
É uma estratégia de prospecção ativa, em que uma empresa aborda pessoas que estão dentro do seu perfil de cliente ideal, sem que eles estejam esperando por isso. Esses potenciais clientes podem ou não conhecer a empresa, porém todos serão abordados da mesma forma.
Podemos entender o Outbound Marketing como o famoso marketing tradicional, que utiliza, principalmente, mídias de publicidade Offline, como panfletos, outdoors, entre outros. O que diferencia uma abordagem Outbound é essa “surpresa”, as pessoas não escolhem interagirem com a empresa, elas são surpreendidas com o marketing.
Alguns benefícios do Outbound Marketing?
Alcance de ROI em menor prazo: O ROI, também conhecido como Retorno sobre o investimento, dentro do Outbound, é uma métrica bastante produtiva, que entrega resultados mais rápidos. É capaz de atingir seu público assim que a empresa decide iniciar a prospecção.
Economia de tempo: Essa estratégia é a mais adequada para quem quer resultados de imediato. O Outbound pode entregar resultados em pouco tempo.
Diversos meios para divulgações: Enquanto o Inbound é focado mais nas redes sociais e internet, o Outbound tem um maior alcance e impacto, sobretudo em menor prazo. Veja alguns exemplos:
· Outdoors;
· Rádio;
· Televisão;
· Panfletos;
· Revistas;
Afinal, qual é a melhor estratégia para meu negócio? Inbound ou Outbound?
Antes de resolver iniciar com Inbound ou Outbound, é importante analisar as tendências do mercado. Com base nisso, você irá conseguir identificar a melhor estratégia para sua empresa utilizar.
Apesar de utilizarem ferramentas e abordagens diferentes, tanto o Outbound quanto o Inbound Marketing têm um objetivo em comum: gerar leads e incrementar as vendas do seu negócio. Por isso, integrar as duas estratégias potencializa o que há de melhor em cada uma, e pode otimizar os resultados da sua empresa.
Vale lembrar que o Inbound e o Outbound não devem competir, já que são formar diferentes de divulgar o seu negócio. Portanto, avalie os seus objetivos e, com base nos benefícios de cada categoria de marketing, veja se ambos podem ser úteis para a sua empresa ou se um é mais vantajoso que o outro.
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