Mark Zuckerberg, decidiu adiar o lançamento de suas soluções de Inteligência Artificial(IA) no Brasil, após a suspensão de sua política de privacidade no país.
Mark Zuckerberg, CEO e fundador da Meta, empresa que lidera gigantes como Facebook, WhatsApp, Instagram e Threads, utilizou seu perfil oficial no Instagram para revelar uma inovação aguardada: o lançamento da nova ferramenta de inteligência artificial da companhia. Alimentada pelo sofisticado modelo de linguagem Llama 3.1, essa tecnologia de ponta será introduzida, pela primeira vez, em diversos países da América Latina. Entre os selecionados para receber a novidade estão Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
Mas, porque o Brasil ficou para o próximo lançamento?
O Brasil ficou para os próximos lançamentos, após enfrentar problemas com a justiça no início de julho. Na ocasião, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), responsável por supervisionar a gestão de dados no país, tomou a decisão inédita de suspender a política de privacidade da Meta, que permitia o uso de dados pessoais para treinar sistemas de inteligência artificial generativa.
Em razão de desafios regulatórios específicos, a Meta decidiu adiar a introdução de sua nova tecnologia de inteligência artificial no Brasil. A empresa comunicou que está empenhada em cooperar com as autoridades locais para resolver as pendências e garantir que o Brasil, em breve, também tenha acesso à mesma inovação em IA que está sendo implementada em outros países da América Latina.
Comentando o caso à Forbes Brasil, especialistas apontaram as preocupações da ANPD, que criticou a Meta por uma suposta falta de transparência, pela limitação dos direitos dos titulares de dados e pelos riscos relacionados à proteção de dados de menores, conforme detalhado por Antonielle Freitas, Data Protection Officer do escritório Viseu Advogados.
Marcelo Cárgano, advogado especializado em direito digital no escritório Abe Advogados, destacou: “Conforme as diretrizes da LGPD, a mera ausência de riscos não exime a empresa de suas responsabilidades. É crucial que a organização comprove um planejamento prévio e diligente, assegurando que o tratamento de dados pessoais seja conduzido com elevado grau de cuidado e em estrita conformidade com as obrigações legais.”
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